Helena Cardoso

Atriz

DRT 24801

Mestranda em Artes da Cena na UNICAMP, formada pela UNESP (Licenciatura em Arte – Teatro) e pelo SENAC (Curso Técnico Ator). Participou de oficinas ministradas pelo Odin Teatret, LUME, Tadashi Endo, Angel Vianna, Zelia Monteiro, Mariana Muniz, Beth Dorgam, José Renato, entre outros. Na universidade, foi aluna de Lucia Romano, Marianna Monteiro, Alexandre Mate, Mario Bolognesi, entre outros.

 

Em 2010, fundou A Digna Companhia de Teatro e Dança, onde participa como atriz nos espetáculos Quase-Memória, Bolo de Lobo, Denise Desenha nas Paredes, Condomínio Nova Era e Entre Vãos e nas performances Desencontro e As Cartas Poéticas de Madame Catina. É diretora de produção de todos os espetáculos da companhia.

 

Foi membro fundador, produtora executiva e atriz da Companhia Terra Brasilis, de Tanah Correa e Orleyd Faya. Neste período produziu os espetáculos Versos de Amor e Nomes Feios (2003) e Balada de um Palhaço (2001) e o 1º Encontro de Dramaturgia da SBAT (2002). Atuou em diversos espetáculos de outras companhias, como Volví, ou a Volta do Clown (2009- Produção Funarte-SP), Mac&Beth (2007- Centro Cultural São Paulo e Virada Cultural), A Lenda do Quebra Nozes (2004- Circuito dos CEUs, Festival Internacional do Mercosul no Uruguai e Argentina, Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa), Versos de Amor e Nomes Feios (2003- São Paulo, Santos, Guarujá e SESC Teresópolis), entre outros.

 

É professora de teatro no Colégio St Francis e atua como arte-educadora em diversas oficinas, ensinando crianças, adolescentes e adultos.

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9351299196490410